Serviço Social:
O Serviço Social atua sobre a questão social e suas expressões na realidade social dos sujeitos em articulação com o Direito e a Justiça construindo alternativas de ação em espaço contraditório.
Busca pela proteção social, realiza avaliação do atendimento aos Assistidos, intermediando e orientando em relação às problemáticas sociais, garantia de direitos, informando sobre direitos e acesso a eles ao próprio paciente, familiares e/ou responsáveis legais, acompanhamentos e encaminhamentos a rede socioassistencial do município; elaboração de relatório social.
Parte do reconhecimento da condição humana dos sujeitos e aspira por sua emancipação, contribui na assistência dos Assistidos, contemplando orientações e ações que visam apoiar o Assistido em suas necessidades desde o período do diagnóstico de câncer.
São informados os recursos disponíveis na comunidade que possibilitem sua reinserção social do paciente após sua desospitalização, bem como a continuidade do tratamento proposto pela instituição, para isso realiza articulação com os órgãos de direito.
Realiza visitas domiciliares. Articulação com a rede municipal: Conselho do Idoso, Conselho Tutelar, CRAS I, II, III, IV, SAE, CREAS, Secretaria da Saúde, Posto de Saúde e articulação com os Hospitais responsáveis pelo tratamento do Assistido entre outros; Encaminhamento para Planejamento Familiar; Projetos entre outros.
Contato telefônico com familiares dos Assistidos. Para tanto, a responsabilidade social é partilhada, criando relações de parceria com o Assistido, cuidador e familiares, estimulando-os a participar das Rodas de conversas e Palestras desenvolvidas na Associação com intuito de multiplicar conhecimentos e fortalecer vínculos.
Realizando acompanhamento de grupos de convivência e fortalecimento de vínculos entre outros. Reunião com Diretoria, Conselhos, elaboração de relatórios, resposta de ofícios, entre outros da atribuição.
A reflexão parte de um trabalho interdisciplinar na área da Saúde que através de ações entre diferentes saberes na prática cotidiana desses profissionais pode contribuir para uma melhor compreensão do atendimento à saúde. O Serviço Social tem o grande desafio de superar as práticas conservadoras que ao longo de nossa história se instalaram numa identidade assistencialista por muitas décadas.
O Assistente Social é um profissional da saúde que tem como competências atuar junto com as questões sociais, econômicas, na proteção e recuperação da saúde. A atenção à saúde não está somente direcionada ao campo médico, mas em intervenções relacionadas a formas de prevenção.
O Serviço Social é caracterizado por uma profissão que intervém na luta pela defesa dos direitos humanos e não aceita atos de autoritarismo, garantindo a efetivação dos direitos, sociais e políticos das classes trabalhadoras, considerando a particularidade das ações desenvolvidas nos programas de saúde, bem como na atenção básica, média e alta complexidade em saúde.
Na prática, todo caso é único. Devemos olhar o Assistido e verificar suas necessidades, que pode ser: auxílio com acessos (medicamentos: que podem ser medicamento padronizado pelo município, pode ser não padronizado, pode ser alto custo, pode ser âmbito hospitalar) depois de analisado é feito o direcionamento.
No mesmo caso exames: pode ser ambulatorial, tem acesso pela CROSS ou hospitalar, ambos conseguimos diante da necessidade, solicitar o adiantamento pelo equipamento, conseguimos também adiantar consultas ou solicitar agendamento pelo hospital de referência, articulamos também com médicos que atendem pacientes sem custo para entidade.